quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pré Conceito e Você!

Primeiro peço desculpas! Não pude postar nestes dois dias, mas hoje postarei e como prometido, abordarei o assunto de pré conceito.

Na vida, tudo que sai do padrão, do pseudo normal tem a probabilidade de discriminação, pré conceito. E não seria diferente com portadores de ceratocone.
Ha quase dois anos atrás, foi quando eu percebi a importância de sair da depressão e retomar minha vida. Eu precisava me realocar. Não me preocupei com salários, posição, poder, nada disso, apesar de ter um histórico profissional excelente. Soube que haviam vagas para trabalhar num setor de telefonia móvel chamado BOC (Back Office). Quando me deparei, eram vagas praticamente operacionais e além da retomada a sociedade o que me motivou foi que, tirando meu primeiro emprego, sempre estive em cargos de liderança, ou seja, grande oportunidade de aprender o operacional e usar de linhas habilidades pessoais para gerar crescimento profissional. Resumindo: um laborátório. Fiz os testes, passei... perfeito: salário mínimo, funcionário padrão. O trabalho era bem simples: analisar documentos. Tudo em ordem dar sequência. Errado, retornar. Nada demais. Comecei a trabalhar e sou muito honesto. Teria que faltar na quarta feira da primeira semana de trabalho para pegar minha lente rígida no HC e informei que era importante uma vez que eu tinha uma deficiência visual chamada Ceratocone.
Pra que? Fui chamado para uma sala de reunião, dias após para uma conversa. Fui questionado sobre minha capacidade de trabalho frente a meu problema de visão parcial, já com um ré desligamento em mãos. No momento eu disse: "Então, meu profissional é medido pela minha deficiência. Sequer o gestor geral tem minha bagagem profissional, nem de perto, mas minha deficiência basta para dizer se sou bom ou ruim". Foi neste momento que percebi que só quem passa por pré conceitos que sabe o verdadeiro significado daquele momento em nossas vidas. No outro dia, peguei um documento do diretor do departamento de oftalmologia do HC informando que não havia problema algum em eu exercer aquela atividade.

O que eu quero dizer com tudo isso? Hoje passou, estou mais do que bem e olho para trás e na verdade vejo o quão algumas pessoas são pequenas. O quanto elas perdem tapando seus olhos.. quanto profissional excelente é descartado devido a alguma decifiência que de nada afeta seu trabalho em si. Disse isso para um amigo e finalizei dizendo: "Depois eu que sou o cego".

O melhor que devemos fazer é nos resolvermos, conosco mesmo. hoje eu tiro sarro de minha situação, nada me afeta e, se alguém me olha diferente o máximo que posso fazer é sentir pena.

Escrevo por mim mas creio que muitos portadores de Ceratocone devem pensar igual: não quero ser melhor, não quero ter regalias, quero apenas o mesmo de todos, as mesmas oportunidades, nem melhor, nem pior.

Não se entregue as pressões pequenas de alguns da sociedade. Há espaço para todos. Retomei minha carreira ha poucos meses, no crescimento anterior aos meus problemas de saúde. O pré conceito sempre irá existir, mas não se abale, tire dele forças para ser maior, melhor. Foi o que aprendi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário